quinta-feira, 2 de abril de 2009

Senado anuncia redução de diretorias após denúncias

Por: Flávio Marques (Brasil)

O Senado federal anunciou no ultimo dia 24 que pretende diminuir para 20 o número de diretorias na Casa parlamentar. A decisão foi tomada após inúmeras denúncias de irregularidades administrativas. Em um levantamento feito no dia 18, se constatou que o número de diretores (181) ultrapassava em dobro o de parlamentares (81).
O Presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) ordenou aos diretores que entregassem seus cargos e anunciou ainda que fará uma "reestruturação profunda da administração da Casa", o que levará seis meses para ser concluída. A Fundação Getúlio Vargas foi contrata para preparar a nova estrutura e entregará no prazo de 30 dias, um projeto de reforma para o sistema administrativo.
A redução de diretorias foi comunicada pelo 1º secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), após uma reunião da Mesa Diretora. O senador do DEM espera conseguir diminuir ainda mais o número de cargos, de 20 proposto para 16 ou até 14. Com as exonerações, o Senado deve economizar mais um milhão de reais por mês. Anualmente, a folha de pagamento ultrapassa os dois bilhões.
Para o 1º secretário, a informação de 181 cargos de direções não é exata. "Na verdade, o senado tem hoje 38 diretorias". Segundo Heráclito o erro foi considerar uma série de cargos que não são efetivamente diretorias.
- Muitas das atuais secretarias voltariam a ser subsecretarias ou coordenações - esclareceu o senador.
Os escândalos de irregularidades no Senado começaram no início de março. A Senadora Roseana Sarney (PMDB-MA) foi acusada de repassar sua cota de passagens aéreas parlamentar para o uso de amigos e parentes. Já o Senador Tião Viana (PT-AC) emprestou o telefone celular exclusivo dos parlamentares para a filha, em uma viagem para o México. Viana admitiu o erro, mais disse ter recomendado a filha para não realizar ligações. O Senador informou que já pagou a conta telefônica.


SAIBA MAIS:


Senado ainda não exonerou nenhum dos seus diretores

Entenda a crise dos gastos do Senado

Tasso nega irregularidades em uso de verba para alugar jatinho



Enquete:

Muito se falou na redução de diretorias no senado federal, mas até agora, nenhum cargo foi extinto. Você acredita que os cargos exonerados serão retirados da folha salarial?

( )Sim. O escândalo foi grande. No Brasil as coisas só são corrigidas quando cria-se uma grande proporção em cima do tema.

( )Não. Como outras denúncias na política brasileira, essa também vai acabar em pizza.

Fórum:

O brasileiro normalmente utiliza os recursos do seu trabalho para benefício próprio. Quando vemos denúncias de uso particular do dinheiro público ficamos indignados. Existe alguma diferença de abuso? Opine.


quarta-feira, 1 de abril de 2009

Por: Tathiana Xavier (Brasil)


ESCÂNDALO DAS DIRETORIAS REMUNERADAS CAUSA CRISE NO SENADO

Desde o início do mês de março, uma série de denúncias fez o Senado cair numa crise administrativa. Isto é o resultado de um efeito dominó instalado na Casa a começar pelas demissões do diretor-geral Agaciel Maia . Dez dias depois, foi a vez de João Carlos Zoghbi deixar a Diretoria de Recursos Humanos do Senado.


Em seguida o Presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), pediu que "todos os diretores da Casa" colocassem seus postos à disposição. A decisão trouxe à tona a informação de que o Senado abrigava mais de uma centena de diretores.
Foi então que se descobriu que havia 181 diretores no Senado. A maioria ocupando funções de pouca relevância para o funcionamento da Casa.


Há casos como diretores de Relações Internacionais que são chefes de si próprios, já que não possuem subordinados. Existem ainda funções sobrepostas como o diretor de jornalismo eletrônico e o da Agência Senado.

Pela terceira vez em uma semana, o Senado reviu o número de diretores que mantém na Casa - disse agora que são apenas 38, e não 181, e que vai reduzir esse número para 20. A direção do Senado ainda não deixou claro o total de servidores que irá perder o adicional de diretorias de segundo escalão.


O diretor-geral do Senado, Alexandre Gazineo, disse que a Casa errou ao informar inicialmente que possuía 181 diretores. Segundo ele, havia cargos que tinham a denominação de "diretor", mas na verdade se caracterizam como postos de "assessoramento superior”.

Segundo o primeiro-secretário, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), “o Senado está trabalhando com a tentativa de reduzir esse número (20) para 14 ou 16. E estamos colocando esse número aqui para ter um pouco de segurança”, completou Heráclito, que reconheceu estar tomando medidas sob pressão.

A proliferação das diretorias do Senado e seus anexos com salários elevados se deram, sobretudo, quando o senador assumiu a presidência pela segunda vez.

A jornalista Rosa Costa do Estado de São Paulo descobriu que foi o senador do PMDB pelo Amapá quem criou pelo menos 70% das diretorias escandalosas. A grande maioria gerada no seu segundo mandato, entre 2003 e 2005, quando foi Presidente da Casa.

Diante dos constantes escândalos envolvendo a área administrativa da Casa, Sarney será firme e rigoroso com as decisões no Senado e decidiu extinguir 50% das diretorias criadas.



SAIBA MAIS:

MPF dá prazo de dez dias para Sarney prestar informações sobre horas extras.

Após denúncia, Sarney pede que diretores do Senado coloquem cargos à disposição.

Com 181 diretores, Senado "descobre" ter mais de dois diretores para cada senador.



ENQUETE:

Mesmo com a redução das diretorias no Senado, você acha que a Casa criará novos cargos para empregá-los?


( ) Sim. Eles serão remanejados para outros cargos fictícios e continuarão ganhando muito dinheiro.

( ) Não. Eles realmente deixarão seus cargos e irão trabalhar em funções já existentes no Senado.



FÓRUM:

Privilégio dos bacharéis e religiosos, a cela especial, caminha para a extinção. Porém, o privilégio permanece para políticos e autoridades. O que você acha disso? Comente.


segunda-feira, 30 de março de 2009

Coreia do Norte anuncia lançamento de satélite e gera tensão no mundo

Por: Felipe Rocha (Mundo)

O governo da Coreia do Norte anunciou que lançará um satélite de comunicação experimental entre os dias 4 e 8 de abril. No entanto, Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão acreditam que se trata de um teste de um possível míssil de curto alcance.

De acordo com autoridades norte-coreanas, o satélite tem como objetivo ajudar no aperfeiçoamento do programa espacial daquele país e tem fins pacíficos. O primeiro-ministro do Japão, Taro Aso, afirma que ainda que se trate do lançamento de um satélite, o país estará desrespeitando a Resolução 1718 do Conselho de Segurança das Organizações das Nações Unidas e já se prepara para uma interceptação.

Na Coreia do Sul, o porta-voz do ministério da Defesa afirmou que o lançamento do satélite seria "um desafio e uma provocação grave". Os Estados Unidos também pronunciaram-se sobre o assunto. A Secretária de Estado americana, Hillary Clinton, afirmou, em visita ao México, que a Coreia do Norte sofrerá consequências caso realize o teste, ameaçando levar o caso à ONU. Em resposta, o governo norte-coreano prometeu, caso os EUA recorram à ONU, reiniciar sua usina nuclear de enriquecimento de plutônio.

Saiba Mais
Após posicionamento de suposto míssil, Coreia do Sul adverte Coreia do Norte
Estados Unidos mobilizam navios antimisseis por causa da Coreia do Norte
Sul-coreanos protestam contra suposto lançamento de míssil

Enquete
Na sua opinião, qual deveria ser a postura adotada pelos outros países, caso a Coreia do Norte vá em frente com o teste?
( ) Ataque militar
( ) Mais sanções econômicas


Fórum
Você acredita que a Coreia do Norte arriscaria começar uma guerra por causa de um simples satélite de comunicações? Opine.

domingo, 29 de março de 2009

Coréia do Norte confirma lançamento de satélite

Por: Potira Mocaiber (Mundo)
Aparentemente alheio à polêmicas, o governo Norte Coreano anunciou o lançamento de um satélite de comunicação para a primeira semana de abril, próxima.
Em comunicado oficial emitido pela agência KCNA estatal, o país notificou os setores responsáveis pelo tráfego aéreo internacional, o ICAO, assim como pela Organização Marítima Internacional, a OMI, que, tal medida, faz parte do projeto de "fins pacíficos" visando o aperfeiçoamento do programa espacial em desenvolvimento.
Nas entrelinhas, especialistas americanos, sul coreanos e japoneses afirmam que tal medida faz parte de um programa, a longo prazo, que mira o seu verdadeiro objetivo, o lançamento de um míssil de longo alcance, similar ao último enviado em 2006, este que gerou repulsa internacional à medida adotada.
Palavras chaves: Coréia do Norte, satélite, míssil.
Enquete: Você acha que esta medida tem caráter funcional ou é apenas uma "cortina de fumaça" do governo Norte Coreano para camuflar um possível envio de míssil de longo alcance?
(a) É uma medida funcional, uma vez que o Governo Norte Coreano tem tentado mudar a opinião pública internacional
(b) É uma medida funcional, já que o Satélite cumpre uma das diretrizes elaboradas pelo governo Norte Coreano que visa a elaboração de um grande projeto espacial
(c) É um ato meramente político, que procura respaldo nas leis e tratados internacionais, pois trata-se de um treinamento para lançamento de um possível míssil de longo alcance, este, que será enviado no futuro próximo
(d) É um ato de demonstração de competência tecnológica, e não faz relação alguma com ato político ou "cortina de fumaça".

ALERTA: Coréia do Norte se preapara para o lançamento do missel Taepodong-2

itled DocumPor: Monik Serrão(mundo)
A Coréia do Norte anunciou essa semana através de sua agencia de noticias, que já esta se preparando para o lançamento do satélite telecomunicação.Algumas fontes sul-coreanas, revelarão que o satélite será lançado entre os dias 4 e 8 de abril,a data que não tinha sido divulgada.Os paises como Coréia do sul e o Japão, acreditam que não se trata de apenas um satélite e sim de um teste como um míssel de longo alcance.

“Eu estou preocupado com o recente movimento da Coréia do Norte de lançar um satélite ou míssil de longo alcance. Isso ameaçará a paz e a estabilidade da região", afirmou Ban, lembrando a resolução de outubro de 2006 que proíbe a Coréia do Norte de testar mísseis balísticos ou conduzir experimentos nucleares.

O território japonês, será uma das rotas que o suposto missel, vai passar. Isso fez com que a tensão aumentasse ainda mais o território. O primeiro-ministro do Japão, Taro Aso, disse nesta sexta-feira, que não permitirá que um satélite norte-coreano atravesse o território japonês e advertiu que não ficará de braços cruzados perante o lançamento previsto pelo país, informou a agência Kyodo.

Pyongyang , confessou a duas semanas que estava realmente preparando o lançamento do míssil Taepodong-2, para o desenvolvimento da comunicação do pais. E o governo do Kim, ameaçou entrar em guerra com quem tentar interceptar o lançamento.

Saiba mais:

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2009/03/12/coreia-do-norte-anuncia-lancamento-de-foguete-para-abril-754799753.asp

http://www.jusbrasil.com.br/politica/1989244/onu-discutira-sancoes-a-coreia-do-norte-contra-lancamento-de-satelite

http://pt.wikinews.org/wiki/Coreia_do_Norte_lan%C3%A7a_m%C3%ADsseis_no_Mar_do_Jap%C3%A3o

http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/mundo/conteudo.phtml?tl=1&id=857008&tit=Seul-alerta-Coreia-do-Norte-contra-lancamento-de-misseis


Enquête

Se a Coréia do Norte lançar mísseis, isto será uma séria ameaça, não só para as duas Coréias, mas também à segurança da península coreana e ao leste asiático ?Vote.

( ) Sim, Eles vão se sentir ameaçados.

( ) Não, Eles vão entender, que será só para a melhoria da telecomunicação do pais.

Fórum

O Taepodong-X é um míssil de combustível sólido, com alcance estimado de 2,5 a quatro mil quilômetros, capaz supostamente de atingir bases dos EUA no Japão e em Guam. Você acha que mesmo assim a Coréia do Norte deveria lançar ele? Opine.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Coreia do Norte anuncia lançamento de satélite

Por: Vitor Guttierrez(Mundo)
A Coreia do Norte anunciou através da KCNA, sua agência estatal de notícias, que está se preparando para pôr em órbita um satélite de telecomunicações, no entanto, sem revelar a data do lançamento. Fontes da espionagem sul-coreanas revelaram que o satélite será lançado entre 4 e 8 de abril, causando repercusão mundial e atraindo a atenção dos maiores países envolvidos, como os EUA, Coreia do Sul e Japão que acreditam que não se trata de um satélite, mas de um teste com um míssil de longo alcance.

A rota do suposto míssil, conforme divulgado pelo próprio governo norte-coreano, passará pelo território japonês, o que aumentou ainda mais a tensão no continente asiático. O primeiro ministro do Japão, Taro Aso, declarou numa coletiva de imprensa a intenção de abater qualquer objeto que sobrevoe seu território nacional. Apoiado pelo argumento de que o lançamento é uma "infração descarada da Resolução 1718 do Conselho de Segurança das Nações Unidas", Aso se reunirá com representantes do governo da Coreia do Sul para traçarem uma resposta conjunta à ameaça norte-coreana. Após reiterar a intenção de lançar o míssil e rebatendo a retórica japonesa, a Coreia do Norte ameaçou com guerra quem tentar impedir o teste.

Não alheio ao problema, os EUA enviaram um negociador até Pequim para que também consigam o apoio da China contra o lançamento. Já o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que a notícia sobre o míssil é uma ameaça. "Se a Coreia do Norte levar adiante o planejado lançamento de um satélite ou de mísseis de longo alcance no mês que vêm, colocará em risco a segurança da região", afirmou. Acrescentou em seguida que essa ameaça poderá romper com a paz e a estabilidade na região.

Saiba Mais:
http://http//g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1034625-5602,00-COREIA+DO+NORTE+SE+DIZ+TOTALMENTE+PREPARADA+PARA+O+COMBATE.html
http://http//g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1034748-5602,00-CONHECA+A+HISTORIA+DAS+COREIAS.html
http://http//g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1034625-5602,00-COREIA+DO+NORTE+SE+DIZ+TOTALMENTE+PREPARADA+PARA+O+COMBATE.html

Enquete

Os EUA estão certos em apoiar o Japão e a Coreia do Sul contra o lançamento do missil? Vote aqui.

( ) Sim. Os EUA estão protegendo a paz na região
( ) Não. Quem deveria cuidar desses problemas é a ONU
Forúm
Você acha que essa nova ameaça pode desencadear uma nova guerra entre as Coreias? Opine aqui.

domingo, 22 de março de 2009

Arcebispo excomunga médicos e parentes da menina de 9 anos que fez aborto depois de ter sido estuprada pelo padrasto

Por: Érika Torres (Brasil)

O arcebispo de Olinda e Recife excomungou no último dia (4) a mãe, os médicos e todos os envolvidos no aborto legal realizado no último dia (3) pela menina de 9 anos que foi estuprada pelo padrasto e estava grávida de gêmeos. Segundo o religioso o aborto é condenado pela igreja católica e a lei de Deus esta acima da lei dos homens.
O religioso teve uma reação radical. Desde que soube que o aborto havia sido realizado, dom José Cardoso Sobrinho afirmou que a Igreja Católica considera que um crime e um ato inaceitável para a doutrina católica. E afirmou que todas as pessoas que participaram do aborto, menos a criança, estariam excomungadas da Igreja.

A menina que era abusada pelo padrasto desde os 6 anos estava internada em uma maternidade pública em Recife. Depois que foi internada na noite do dia (3) ela recebeu medicamento para interromper a gravidez.

O médico que realizou o abordou afirmou que o ato foi necessário, pois a gravidez era de risco e se a gravidez continuasse, o dano seria pior, o risco existiria até de morte. O medicou mencionou ainda disse que uma criança de 9 anos não tem ainda seus órgãos formados. E de acordo com a lei o ato do aborto é legal perante a lei no caso de estupro.

O padrasto da criança, Jaílson José da Silva, confessou o crime, e está preso na Delegacia de Pesqueira, no agreste pernambucano. Jaílson confessou também abusar sexualmente da outra enteada mais velha.

Saiba mais:

Excomunhão de médicos que fizeram aborto em menina de 9 anos em PE corre o mundo

http://oglobo.globo.com/pais/cidades/mat/2009/03/06/excomunhao-de-medicos-que-fizeram-aborto-em-menina-de-9-anos-em-pe-corre-mundo-754723160.asp


Arcebispo rebate críticas de Lula e diz que envolvidos em aborto de menina de 9 anos podem ser perdoados

<a href="http://">http://oglobo.globo.com/pais/cidades/mat/2009/03/07/arcebispo-rebate-criticas-de-lula-diz-que-envolvidos-em-aborto-de-menina-de-9-anos-podem-ser-perdoados-754742409.asp

Lula comenta estupro de menina de 9 anos em Pernambuco e diz que violência é problema de todos

http://oglobo.globo.com/pais/cidades/mat/2009/03/06/lula-comenta-estupro-de-menina-de-9-anos-em-pernambuco-diz-que-violencia-problema-de-todos-754723297.asp


Enquete: Você acredita que a decisão do Arcebispo de excomungar a mãe , o médicos e todos os participantes do abordo legal feito pela menina de 9 anos que foi estuprada pela padrasto foi correto?

(Sim). A lei de Deus e superior a lei do homem, por isso a menina ou qualquer mulher não deveria realizar o aborto.

(Não). A criança não tinha condições nenhuma de ser mãe, pois, ainda não tinha os orgãos totalmente formados. E por ser estupro o aborto era legal perante a lei neste caso.

Fórum: Você acredita que o aborto deveria ser uma decisão única da mulher (se deseja realizar o ato ou não) ou acredita que deve haver leis que direcionem tal ato? Participe.