domingo, 15 de março de 2009

Arcebispo excomunga os envolvidos no aborto legal em Recife

Por: Camille Grandin


Don Jose Cardoso Sobrinho, arcebispo de Olinda e Recife, excomungou hoje a mae, os medicos e todos os envolvidos no aborto legal feito por uma menina de 9 anos. A crianca era estuprada desde os 6 anos pelo padrasto, que confessou. De acordo com o arcebispo o aborto foi um crime, mas as leis dos homens nao estao acima das leis de Deus.

“A lei de Deus está acima de qualquer lei humana. Então, quando uma lei humana, quer dizer, uma lei promulgada pelos legisladores humanos, é contrária à lei de Deus, essa lei humana não tem nenhum valor -,” acredita don Jose.

A menina, gravida de gemeos, esta internada em uma maternidade publica de Recife. Assim que chegou ao hospital comecou a receber medicamentos para interromper a gravidez. No final da manha de hoje o aborto foi realizado.

“Se a gravidez continuasse, o dano seria pior, podendo levar a uma gravidez de alto risco. O risco existiria até de morte ou de uma sequela definitiva de não poder mais engravidar -,” explica o médico Olímpio Moraes.

A realizacao do aborto nao foi uma decisao simples para a equipe medica. Don Jose Sobrinho , integrante de uma ala conservadora da Igreja, apresentou oposicao declarada.

Prevaleceu a decisao dos medicos, que decidiram que a saude da menina ‘e mais importante. Seguindo a lei dos homens.

“Há duas indicações legais no abortamento previsto em lei, que é o estupro e o risco de vida. Ela está incluída nos dois e, como médico, a gente não pode deixar que uma menina de 9 anos seja submetida a sofrimento e até pagar com a própria vida –“ rebate o médico.

Assim que soube da consumacao do aborto o arcebispo decidiu: todas as pessoas que participaram do aborto, com exceção da criança, estão excomungadas da Igreja.

Entidades de defesa da mulher, da criança e do adolescente não concordam com a decisão do arcebispo.


Enquete

Você concorda com os casos de aborto previstos em lei?

( )sim. A mulher, nestes casos, tem o direito de escolha.

( ) Não. A vida tem que ser preservada sempre.

Um comentário:

Érika Torres disse...

O título está correto e chama atenção do leitor.
O hiperlink no início do texto não é muito recomnedado pois, o leitor mal leu o texto e já sai da matéria. O texto está bem escrito, porém faltam alguns acentos que sabemos que é devido ao (laboratório Mac).
Na frase o arcebispo excomungou hoje (deveria ter a data)
Faltou no final da matéria o Fórum, saiba mais e as tags).