segunda-feira, 30 de março de 2009

Coreia do Norte anuncia lançamento de satélite e gera tensão no mundo

Por: Felipe Rocha (Mundo)

O governo da Coreia do Norte anunciou que lançará um satélite de comunicação experimental entre os dias 4 e 8 de abril. No entanto, Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão acreditam que se trata de um teste de um possível míssil de curto alcance.

De acordo com autoridades norte-coreanas, o satélite tem como objetivo ajudar no aperfeiçoamento do programa espacial daquele país e tem fins pacíficos. O primeiro-ministro do Japão, Taro Aso, afirma que ainda que se trate do lançamento de um satélite, o país estará desrespeitando a Resolução 1718 do Conselho de Segurança das Organizações das Nações Unidas e já se prepara para uma interceptação.

Na Coreia do Sul, o porta-voz do ministério da Defesa afirmou que o lançamento do satélite seria "um desafio e uma provocação grave". Os Estados Unidos também pronunciaram-se sobre o assunto. A Secretária de Estado americana, Hillary Clinton, afirmou, em visita ao México, que a Coreia do Norte sofrerá consequências caso realize o teste, ameaçando levar o caso à ONU. Em resposta, o governo norte-coreano prometeu, caso os EUA recorram à ONU, reiniciar sua usina nuclear de enriquecimento de plutônio.

Saiba Mais
Após posicionamento de suposto míssil, Coreia do Sul adverte Coreia do Norte
Estados Unidos mobilizam navios antimisseis por causa da Coreia do Norte
Sul-coreanos protestam contra suposto lançamento de míssil

Enquete
Na sua opinião, qual deveria ser a postura adotada pelos outros países, caso a Coreia do Norte vá em frente com o teste?
( ) Ataque militar
( ) Mais sanções econômicas


Fórum
Você acredita que a Coreia do Norte arriscaria começar uma guerra por causa de um simples satélite de comunicações? Opine.

Nenhum comentário: