sábado, 21 de março de 2009

Governo norte-coreano anunciou o lançamento de um satélite de comunicações

Por: Carolina Estrella (Mundo)

A Coréia do Norte anunciou que vai lançar um satélite de comunicações experimental ao espaço entre os dias 4 e 8 de Abril com fins pacíficos.Mas a Coréia do Sul, o Japão e os EUA acreditam que o governo norte-coreano possa estar fazendo teste para lançar um míssil de curto alcance.
O governo norte-coreano notificou os organismos internacionais de segurança de transporte marítimo e aéreo para que não fiquem no mar durante estes dias. O país costuma ordenar ás suas embarcações que saiam do mar Amarelo, quando conduz testes com mísseis.
Esse tipo de situação aconteceu n o ano passado, quando ao testar mísseis de curto alcance na área, em outubro de 2008, a Coréia do Norte ordenou a suas embarcações que não navegassem alguns dias antes de soltar os mísseis segundo autoridades sul-coreanas.
Os mísseis de curto alcance norte-coreanos chegam a entre 100 e 150 km de distância, o que significa que podem atingir toda a área de Seul e muitas bases norte-americanas na Coréia do Sul.
O porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros sul-coreano, Mun Tae-young, afirmou que se a Coréia for avante com o planeado estaria a violar a Resolução 1718 do Conselho de Segurança da ONU.
A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton declarou que há um "leque de opções" a ser usado contra a Coreia do Norte se o país testar um míssil de longo alcance, o que ela classificou como um ato "provocativo".
“Discutiremos a resposta se não tivermos sucesso em convencê-los a não seguir em frente com o que é um ato muito provocativo", disse Hillary

Saiba Mais:
1) Infografia dos testes nucleares da Coréia do Norte.
2) Hillary Clinton discute sobre lançamento de míssil norte-coreano
3) Teste de míssil norte-coreano não é iminente, diz Seul
Enquete:Você é a favor da Coréia do Norte realizar testes com missil de curto alcance em prol do avanço na tecnologia mundial?
() Sim.Pois teremos outro país investindo no progresso tecnológico.
()Não. A Coréia do Norte tem inteção de atacar as Nações inimigas.
Forúm
Qual a sua opinião sobre o crescimento tecnológico da Coréia do Norte?
Participe.

Um comentário:

Vitor Guttierrez disse...
Este comentário foi removido pelo autor.