segunda-feira, 16 de março de 2009

Governo norte noreano anuncia teste de satélite de comunicação

Por: Guilherme Santos (Mundo)

O governo norte-coreano informou à Organização Internacional da Aviação Civil (OACI) e à organização Marítima Internacional (OMI) que possivelmente realizará entre os dias 4 e 8 de abril o lançamento de um satélite de comunicação.

O secretário-geral da ONU, o sul-coreano Ban Ki-moon, disse que o teste pode ser uma ameaça à paz da região. Analistas dizem que o satélite pode ser um disfarce para um míssil de longo alcance.

O Norte afirma estar preparando o lançamento do satélite e que tem direito de fazê-lo, já que isso faz parte de um programa espacial pacífico. A Corea do Norte não pode lançar mísseis balísticos por causa de sanções da ONU.

O ministro de Exteriores japonês, Hirofumi Nakasone, e o delegado para assuntos nucleares sul-coreano, Wi Sung-lac, se reuniram em Tóquio e afirmaram que seus países podem adotar medidas apropriadas em resposta ao lançamento. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama adivertiu os "riscos"do programa de mísseis norte-coreano. Em encontro com o chanceler chinês, Yang Jiechi, propôs uma ação conjunta à China para barrar os testes.

Um general estadounidense afirmou que os EUA têm total capacidade militar para abater um míssil lançado pelo Norte.

"Se soubermos que os norte-coreanos se preparam para lançar um míssil balístico contra nós, tenho certeza de que nosso sistema seria eficaz e satisfaria nossas necessidades", declarou o general.

Saiba mais:
Japão ameaça derrubar foguete norte-coreano


Enquete:

O lançamento de satélites pela Corea do Norte deve realmente ser retalhado?

( ) Sim. Isso pode realmente ser apenas uma desculpa para testar mísseis de longo alcance.
( ) Não. Um satélite de comunicação não ameaça à paz e nenhum país.

Fórum:

Você acha que a ONU deveria interferir, com punho mais firme, nessa questão?
Opine.

Nenhum comentário: