segunda-feira, 16 de março de 2009

Governo norte-coreano anuncia medida polêmica

Por: Alex Nogueira( Mundo)
O clima voltou a ficar quente na Ásia, logo após que o governo norte-coreano anunciar o lançamento de um míssil intercontinental entre os dias 4 e 8 de abril, segundo a agência marítima da Organizações Unidas. Outros governos se pronunciaram sobre o assunto, repudiando a atitude tomada pela Corea do Norte.
O governo norte-coreano divulgou em nota a ONU que o foguete que será lançado levará um satelite de comunicação, e que não se trata de um teste de armas militares como divulgada anteriormente pela agencia marítima da ONU.
“Quando o satélite for lançado, a ciência e a tecnologia de nação ( Coreia do Norte) darão outro passo gigantesco na construção do poder econômico”, dizia o comunicado.
O caso lembra o de 1998, quando a coreia do norte testou o míssil de pequeno alcance Taepodong-1, na época também se alegou estar colocando um satélite em órbita. São esses fatores que levaram a outros paises a ficarem temerosos com esssa notícia.
O primeiro-ministro do Japonês Junichiro Koizumi afirmou que o "Japão deverá protestar de maneira severa perante a ONU e exigir o cancelamento" do lançamento. E essa não pode ser a unica medida tamada pelos japoneses, que ameaçam derrubar os mísseis caso sejam lançados.
Para piorar a situação, os nortes-coreanos fecharam a fronteria com a Coreia do Sul, agravando ainda mais o clima. Nem mesmo pessoas do sul que estavam no a trabalho no norte são autorizadas a retornar ao seu país.

Saiba Mais:
Estados unidos ameaça derrubar foguetes norte-coreanos.
Coreia do Norte reabre fronteiras com a Coreia do Sul.
Governo Russo expressa preocupação com o laçamento do míssil.

Enquete
Você concorda que o governo norte-coreano sofra retaliações se realmente realizar o lançamento do míssil?(Vote)
( )Sim. Pois o governo já demosntrou que não se pode ter confiança.
( )Não. Pois não devemos restringir as ações de um país sem que se tenha uma prova concreta.

Forum
Você acha que algum dia esse conflito terá um fim?(Opine)

Um comentário:

Camille Grandin disse...

Alex, sua matéria precisa ser completada. Ela deve conter links no texto, saiba mais, enquete, fúrum e tags.
Abraço.