domingo, 29 de março de 2009

Coréia do Norte confirma lançamento de satélite

Por: Potira Mocaiber (Mundo)
Aparentemente alheio à polêmicas, o governo Norte Coreano anunciou o lançamento de um satélite de comunicação para a primeira semana de abril, próxima.
Em comunicado oficial emitido pela agência KCNA estatal, o país notificou os setores responsáveis pelo tráfego aéreo internacional, o ICAO, assim como pela Organização Marítima Internacional, a OMI, que, tal medida, faz parte do projeto de "fins pacíficos" visando o aperfeiçoamento do programa espacial em desenvolvimento.
Nas entrelinhas, especialistas americanos, sul coreanos e japoneses afirmam que tal medida faz parte de um programa, a longo prazo, que mira o seu verdadeiro objetivo, o lançamento de um míssil de longo alcance, similar ao último enviado em 2006, este que gerou repulsa internacional à medida adotada.
Palavras chaves: Coréia do Norte, satélite, míssil.
Enquete: Você acha que esta medida tem caráter funcional ou é apenas uma "cortina de fumaça" do governo Norte Coreano para camuflar um possível envio de míssil de longo alcance?
(a) É uma medida funcional, uma vez que o Governo Norte Coreano tem tentado mudar a opinião pública internacional
(b) É uma medida funcional, já que o Satélite cumpre uma das diretrizes elaboradas pelo governo Norte Coreano que visa a elaboração de um grande projeto espacial
(c) É um ato meramente político, que procura respaldo nas leis e tratados internacionais, pois trata-se de um treinamento para lançamento de um possível míssil de longo alcance, este, que será enviado no futuro próximo
(d) É um ato de demonstração de competência tecnológica, e não faz relação alguma com ato político ou "cortina de fumaça".

Nenhum comentário: