domingo, 8 de março de 2009

A mesma notícia em diferentes sites

Por: Thaís Sousa (Opinião)
G1

O acidente no Elevado do Joá foi noticiado pelo G1 às 7h52 da manhã, provavelmente com as primeiras informações sobre o caso. O lide era simples e informava que uma pessoa havia morrido e outras duas ficado feridas. Somente na atualização feita às 8h54, ou seja, uma hora após a primeira postagem, a matéria teve algum complemento.
E minutos depois, às 9 horas, entrou no site uma matéria mais completa, com enfoque no trânsito complicado, resultado do acidente. Era uma espécie de serviço de como estava o trânsito nas principais vias da cidade do Rio e acessos a Niterói e à Baixada Fluminense.
Mesmo sendo uma matéria de serviço, um link na palavra “acidente”, logo na primeira linha, levava o leitor à matéria principal, sobre o acidente. Além disso, nas duas matérias o leitor pode assistir um vídeo da Rede Globo, feito minutos após o acidente. Outro detalhe é o “Saiba Mais”, que liga a outras matérias relacionadas e a suítes do acidente no Elevado do Joá.


O Globo Online

A matéria completa sobre o acidente entrou no ar às 16h01 minuto do dia 2 de março. Pelo tamanho e pela linguagem - com os verbos já no passado -, é possível que aquele já fosse o texto definitivo que entraria no jornal impresso no dia seguinte. A matéria era completa, com mais personagens, detalhes sobre o incidente e sobre as complicações no trânsito.
Detalhe para uma foto do leitor, que deve ter sido feita momentos após o acidente. Há também um link para uma galeria de fotos e para uma matéria relacionada sobre trânsito – uma faixa reversível no Humaitá.


UOL Notícias

O acidente foi local mas complicou o trânsito em toda a cidade e teve proporções consideráveis. Mesmo assim, o UOL Notícias não deu nem uma linha sobre o caso.

Nenhum comentário: