sábado, 4 de abril de 2009

Atenção:Crise no senado

Por:Monik Serrão(Brasil)

Foi anunciado nesta terça-feira 24, pelo primeiro-secretário, Heráclito Fortes (DEM-PI), e pelo diretor-geral do Senado, Alexandre Gazineo, que o senado quer reduzir, cerca de 20 numero de diretores, dentro de um mês. A economia com a reestruturação administrativa da Casa seria de cerca de R$ 1 milhão.As denuncias que foram feitas,fez com que o Senado caísse em uma crise administrativa, devido a isso, o diretor-geral Agaciel Maia e o diretor de recursos humanos João Carlos Zoghbi , tiveram que largar seus cargos que já ocupavam a 14 anos.

Em seguida o Presidente do Senado José Sarney(PMDB-AP),pediu que "todos os diretores da Casa" colocassem seus postos à disposição. A decisão, veio à tona com a informação do senado abrigar mais de uma centena de diretores. Descobriram então, que havia 181 diretores no Senado, sendo que a maioria ocupava funções de pouca relevância para o funcionamento do mesmo.

José Sarney (PMDB-AP), em palestra nas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), São Paulo declarou:
"Os problemas caíram no meu colo (...), tive que demitir diretores, afastei bancos agiotas, reduzi em 10% os gastos, chamei a Fundação Getúlio Vargas para fazer uma reforma administrativa que reduzirá custos e aumentará a eficiência"

Na semana passada, o senado confirmou o numero de diretores e anunciou a exoneração da função de 50 deles. O diretor-geral informou que apenas 38 dos 181 realmente exerciam funções de direção. O restante comandava subsecretarias e coordenações e somente recebiam o mesmo “título” de diretor.

Com o corte de 20 diretores, a casa tem a intenção de igualar a estrutura que tinha no ano de 2001. O primeiro- secretario, senador Heráclito Fortes (DEM-PI) , garante que terá uma redução no cargo da subsecretaria.

Pela terceira vez na mesma semana, o Senado reviu o numero de diretores que mantém na casa, dizendo que agora são apenas 38, e não 181, como haviam dito, mais que ainda irá reduzir esse numero para 20. Segundo o diretor-geral do senado Alexandre Gazineo, dos 181 diretores, havia cargos que denominavam “diretor”, mais na verdade era, de “assessoramento superior”.

Não estão deixando claro o numero de diretorias, mesmo estando disponível na rede interna da casa. Pois o documento traz a divisão de secretarias e subsecretarias.

Sarney, esta decidido ser firme e rigoroso com as decisões do senado, com tantos escândalos envolvendo a área administrativa da casa, o presidente do senado, decidiu então extinguir 50% das diretorias criadas.


SAIBA MAIS:
Câmera e Senado têm gastos elevados com saúde dos parlamentares

'Problemas caíram no meu colo', diz Sarney sobre crise no Senado


A ética política e a crise no senado


ENQUETE:

O senado tem como objetivo, voltar á estrutura que a casa tinha em 2001, será que eles vão conseguir, depois dessas criações de novos cargos de “diretores”?

( ) Sim, depois desses escândalos que o senado foi envolvido, eles vão fazer de tudo para melhorar sua estrutura.

( ) Não, Pois eles teriam que abaixar muito o numero de diretores.


FÓRUM:
Será que essa crise toda no senado, esta causando uma guerra silenciosa entre os funcionários do alto escalão?Comente aqui.

Nenhum comentário: