domingo, 5 de abril de 2009

Senado anuncia redução nas diretorias da Casa

Por: Carolina Estrella ( Brasil)

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), anunciou que deseja reduzir pela metade o número de cargos de direção na reestruturação administrativa que será promovida na Casa.


- Eu não tenho nenhuma aspiração política. Vou cumprir o último mandato da minha vida e irei fazer o que for necessário para o Senado, declarou Sarney.

A quantidade de diretores é tão grande que até a direção do Senado teve dificuldades em levantar o número exato. Há uma diretoria de check in, para facilitar o embarque dos senadores nos aeroportos; outra de visitação, para acompanhar a visita de turistas ao Senado; e ainda existe uma apenas para cuidar das comunicações por rádio em ondas curtas. Ao todo, como foi divulgado,
são 181 cargos de diretores.

Sarney afirmou que serão mantidos apenas os cargos “essenciais” e o restante será cortado. A casa legislativa espera reduzir cerca de 50% e a nomeação dos diretores se dará pelo “mérito”, mas ainda não se sabe como será feita a escolha. Depois da reforma, o Senado terá em média um administrador por senador.

A maioria dos diretores ganha em torno de R$ 20 mil, mas muitos, por serem funcionários antigos da Câmara legislativa recebem o teto de R$ 24,5 mil.

O presidente José Sarney negou que as medidas administrativas sejam uma reação às denúncias que tem sido feitas contra o Senado e considerou as mudanças uma "transparência".

- Aqui é mais fácil de verificar porque é uma casa transparente e uma casa menor. São só 81 senadores, então a vigilância é mais efetiva", afirmou Sarney.

Para auxiliar na organização das diretorias, o Senado assinou um convênio com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para que seja realizada uma reestruturação administrativa na instituição.


Saiba mais:

Entenda a crise dos gastos do Senado


Senado quer reduzir número de diretores para cerca de 20 em um mês

Senado exonera diretores de 'garagem' e 'check in'

Enquete:
Você acredita que com a redução do número de diretorias o problema dos altos gastos do Senado será resolvido?


( ) Sim. É um grande passo para a redução dos gastos públicos.


( ) Não. Ainda existem muitos mais cargos comissionados que são “cabides” de emprego, mesmo sendo legal.

Fórum : Qual a sua opinião sobre a redução de diretorias,tendo em vista que o próprio Presidente do Senado, José Sarney, criou 70% desses cargos no seu segundo mandato,entre 2003 e 2005?


Nenhum comentário: