domingo, 5 de abril de 2009

Sarney determina o afastamento de diretores no Senado

Por Vitor Guttierrez (Brasil)

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), após uma onda de denúncias sobre irregularidades praticadas pela Casa, ordenou que todos os diretores do Senado colocassem seus cargos à disposição. A destituição, de acordo com a assessoria da Presidência da Casa, faz parte de uma reforma geral dos quadros da instituição.

Existem atualmente, 131 empregados que recebem salários de diretores no Senado, apesar de nem todos ocuparem de fato esse cargo. O motivo pelo qual alguns desses funcionários terem o cargo de diretor, foi um artifício das administrações anteriores para aumentar seus salários, segundo uma fonte da Casa.

Além dessas irregularidades,
foi denunciado também que esses diretores praticavam nepotismo, empregando parentes em empresas prestadoras de serviço para burlar a decisão do Superior Tribunal Federal (STF) que impede essa prática. Diante todo escândalo gerado no Senado, José Sarney desde que assumiu seu atual cargo, ainda não conseguiu colocar em pauta importantes matérias a serem votadas.

O Senador Demóstenes Torres (DEM-GO) aprovou as medidas tomadas pelo presidente do Senado, entendendo que a destituição foi determinada devido à grande pressão sofrida pelos escândalos que abalaram a Casa recentemente. "O presidente está pressionado pela opinião pública, mas deve estar impressionado pela quantidade de denúncias", afirmou.

De acordo com o próprio Sarney,
essa reforma não irá atingir a totalidade de funcionários que ocupam hoje os cargos de diretores no Senado.

"A redução pode ser de 50 por cento (de cargos na diretoria). Talvez essa redução possa ser ainda maior."

Em meio às denúncias, o presidente da Câmara, Michel Temer,
anunciou que as medidas provisórias (MPs) não vão trancar mais as votações em sessões extraordinárias. Perguntado sobre o assunto, José Sarney não precisou se apoiará a medida, alegando ainda não saber sobre os detalhes dessa ação.

Saiba Mais:

Enquete:

Você acha que o presidente do Senado, José Sarney(PMDB-AP), está certo em destituir os cargos de diretor? Vote aqui.

( ) Sim. Isso ajudará a manter a imagem do Senado.

( ) Não. Mesmo demitidos as irregularidades continuarão.

Fórum:

O que você acha sobre os recentes escândalos no Senado?Opine aqui.

Nenhum comentário: