quinta-feira, 2 de abril de 2009

Senado anuncia redução de diretorias após denúncias

Por: Flávio Marques (Brasil)

O Senado federal anunciou no ultimo dia 24 que pretende diminuir para 20 o número de diretorias na Casa parlamentar. A decisão foi tomada após inúmeras denúncias de irregularidades administrativas. Em um levantamento feito no dia 18, se constatou que o número de diretores (181) ultrapassava em dobro o de parlamentares (81).
O Presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) ordenou aos diretores que entregassem seus cargos e anunciou ainda que fará uma "reestruturação profunda da administração da Casa", o que levará seis meses para ser concluída. A Fundação Getúlio Vargas foi contrata para preparar a nova estrutura e entregará no prazo de 30 dias, um projeto de reforma para o sistema administrativo.
A redução de diretorias foi comunicada pelo 1º secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), após uma reunião da Mesa Diretora. O senador do DEM espera conseguir diminuir ainda mais o número de cargos, de 20 proposto para 16 ou até 14. Com as exonerações, o Senado deve economizar mais um milhão de reais por mês. Anualmente, a folha de pagamento ultrapassa os dois bilhões.
Para o 1º secretário, a informação de 181 cargos de direções não é exata. "Na verdade, o senado tem hoje 38 diretorias". Segundo Heráclito o erro foi considerar uma série de cargos que não são efetivamente diretorias.
- Muitas das atuais secretarias voltariam a ser subsecretarias ou coordenações - esclareceu o senador.
Os escândalos de irregularidades no Senado começaram no início de março. A Senadora Roseana Sarney (PMDB-MA) foi acusada de repassar sua cota de passagens aéreas parlamentar para o uso de amigos e parentes. Já o Senador Tião Viana (PT-AC) emprestou o telefone celular exclusivo dos parlamentares para a filha, em uma viagem para o México. Viana admitiu o erro, mais disse ter recomendado a filha para não realizar ligações. O Senador informou que já pagou a conta telefônica.


SAIBA MAIS:


Senado ainda não exonerou nenhum dos seus diretores

Entenda a crise dos gastos do Senado

Tasso nega irregularidades em uso de verba para alugar jatinho



Enquete:

Muito se falou na redução de diretorias no senado federal, mas até agora, nenhum cargo foi extinto. Você acredita que os cargos exonerados serão retirados da folha salarial?

( )Sim. O escândalo foi grande. No Brasil as coisas só são corrigidas quando cria-se uma grande proporção em cima do tema.

( )Não. Como outras denúncias na política brasileira, essa também vai acabar em pizza.

Fórum:

O brasileiro normalmente utiliza os recursos do seu trabalho para benefício próprio. Quando vemos denúncias de uso particular do dinheiro público ficamos indignados. Existe alguma diferença de abuso? Opine.


Nenhum comentário: