domingo, 10 de maio de 2009

Mundo digital e sua forma de consumo

Por: Filippe Gonçalves (opinião)
Com o surgimento da internet como nova tecnologia, o consumo de informação mudou muito. As pessoas começaram a ter acesso a mais notícias em menos tempo, podendo saber de notícias do mundo todo com pouco esforço e mais agilidade. Com isso, o conteúdo também mudou, já que tudo na internet vira notícia, até mesmo situações mais corriqueiras que normalmente não seriam anunciadas em jornais, TVs e rádios.

A internet é um meio mais rápido de se obter informação, assim o contato entre o receptor e mensagem foi mudado drasticamente. Os textos longos e com poucas fotos que são usadas no jornal impresso tiveram que ser mudados por um texto mais compacto e com outras mídias juntas (como áudio, fotos e vídeos). O público alvo da internet não se prende por muito tempo num texto, assim este tem que ser chamativo e conter os hiperlinks, levando o leitor para outras páginas onde possa receber mais informações sobre o assunto.

Outra mudança radical com a nova tecnologia foi o jeito de se procurar a notícia, já que antes da internet, a pessoa pegava o jornal e o lia todo, ouvia todo programa na rádio e via todo o telejornal, até ver a editoria que prefere. Com a internet, isso mudou, já que a pessoa pode buscar diretamente seu assunto preferido, como no caso do Google em que a pessoa procura exatamente o que quer, ou até mesmo nos sites de notícias, onde tem uma página específica com todas as informações de uma editoria (não apenas as notícias mais importantes como no impresso, rádio e TV).

A velocidade na informação trazida pela internet também trouxe seus defeitos, como erros de dados nas matérias e informações trocadas. Porém, essa velocidade faz com que o leitor possa se manter sempre atualizado sobre qualquer assunto. Os vídeos, as fotos e os áudios fazem as matérias online se tornarem mais confiáveis perante o público. Outro item que torna a mensagem diferente é a interatividade em que o leitor pode discutir a matéria em fóruns e até mesmo votar em enquetes sobre o tema.

A interatividade, a velocidade nas informações e as diversas mídias misturadas num texto fazem com que o público tenha um novo jeito de consumir a informação. O leitor pode votar, discutir o tema e saber do assunto da matéria em vários sites diferentes ao mesmo tempo.

Nenhum comentário: