sábado, 23 de maio de 2009

Jornalismo colaborativo

Por:Monik Serrão(opinião)

O jornalismo colaborativo esta ganhando um novo espaço no mundo virtual. Se até aqui a indústria da informação monopoliza o fato, agora o usuário também escreve. No Brasil essa tendência ainda esta muito no inicio. Mesmo assim já esta no ar. O site Pessoas do século passado, por exemplo é um blog coletivo, que é alimentado pelas historias dos internautas. As matérias são passadas antes, pela mão dos editores e aprovação de uma equipe. Nos Estados Unidos, um dos cases de grande sucesso da Internet é o Slashdot, um site de noticias tecnológicas. É um catalisador de informação gerido por quatro geeks e abastecido pela colaboração de sua base de usuários.

Esse trabalho colaborativo não é novidade. Ele é o conjunto de produção de imagem e texto por pessoas comuns divulgada em sites especializados, não ameaça a existência da profissão do jornalista.

O nascimento dessa forma de produção coletiva, é motivada pela emergência das novas tecnologias e do modelo em rede. O que implica dizer que o acesso portátil, sem fio e leve das tecnologias, como câmeras digitais, celulares, computadores móveis etc., além do acesso fácil economicamente falando, dos aparelhos, produziu esse efeito. Assim, qualquer pessoa passa a ter acesso aos instrumentos técnicos para registro do real.

Hoje, a informação não é mais centralizada em uma autoridade, mas torna-se descentralizada. Assim, não se trata mais da imposição de uma verdade, mas da apresentação das múltiplas faces do real. Trata-se de uma enciclopédia virtual, como a wikipedia, em que as informações sobre a palavra são forjadas em conjunto. As pessoas vão contribuindo para levantar informações sobre o assunto. Esses assuntos podem ser atualizados diariamente, ao contrário do que ocorre com as enciclopédias impressas.

Nenhum comentário: