segunda-feira, 25 de maio de 2009

A eterna discurssão do jornalismo colaborativo

Por: Alex Nogueira( Opinião)
O grande ponto de discussão há muito tempo no jornalismo, é a possibilidade de seus usuários possam ser agentes criadores de notícias. Um dos argumentos que os jornalistas utilizam para questionar é o fato de que as pessoas comuns não têm a técnica necessária para poder construir ou apurar uma informação.
Mas apesar disso o advento das novas tecnologias rompeu muitas barreiras e acabou trazendo para todos novas oportunidades tanto no campo da comunicação como no econômico. A internet trouxe novas conquista para o mundo, onde as pessoas passaram a serem agentes criadores. Nesse processo apareceu o jornalismo colaborativo, que é a face mais moderna do jornalismo.
Essa nova ferramenta permite as pessoas publicarem e contribuírem para a divulgação de informação, dando o jornalismo uma face mais participativa e atual. O que podemos destacar que esse nova ferramenta introduz pessoas comuns no mercado, onde só poucos tinham o poder de discurso. E é nesse ponto que muitos jornalistas questionam, levantando, principalmente, a questão da confiabilidade dessa informação, que no se pode ser encarada como verdade absoluta.
O jornalista que fica preso a esses conceitos pode ser considerado ultrapassado, e que pode ser dizer que não e alguém antenado as novas tendências. A pessoa que escolhe ser jornalista tem que estar sempre se modernizando e aprendendo tudo o que há de novo. Mas não se pode considerar o jornalismo colaborativo uma mil maravilha, pois ele também tem alguns pontos negativos que devem ser levados em consideração.

Nenhum comentário: