domingo, 24 de maio de 2009

Jornalismo colaborativo é jornalismo?

Por: Carolina Estrella
Muitos estudiosos dizem que sim outros afirmam que não. Mas a questão principal não é pensar na colaboração dos leitores como sendo de fato um jornalismo. Sim, eles ocupam matérias de outros jornalistas, mas também informam sobre algum fato relevante.
Nós não podemos mais ignorar esse desejo do público em noticiar o fato,eles também querem contribuir para infomar a sociedade !!! Os leitores querem mostrar que não são passivos e estão interagindo com o jornal.A interatividade não é a nova formula do sucesso? ...
Claro que muitas vezes a noticia que o leitor envia não é relevante, ai cabe ao jornalista analisar a informação de acordo com a sua experiência e estudo.É neste ponto que entra o profissional.
Isso também acontece com outras áreas profissionais. Não existe um monte de gente que se auto medica, e outros que tentam construir sua própria casa? Muitas vezes até dá certo,porém um profissonal experiente é sempre melhor nestes casos.

Acontece a mesma coisa com o jornalismo colaboarativo. As pessoas sugerem pautas, escrevem matérias, gravam videos e muitos deles são realmente bons,entretanto por mais que colaborem com informação sempre tem algumas coisinhas que um profissional pode fazer melhor!!!

Essa prática de colaborar com os veículos de comunicação sempre existiu,mas antigamente era complicado pois o sentindo da informação era emissor para recptor e não havi muita chance de trocas!! Hoje em dia com as novas tecnologias, foi se criando no público uma cultura de interação, logo o receptor passou a ser emissor também.

Participar da notícias da sociedade é super importane e o jornaismo colaborativo vai crescer cada vez mais. Estamos num nova era de transmissão de informação.É bom interagir, desde que se mantenha um certa ética. E jornalistas estão ai para controlar essa demanda de conteúdos.

Nenhum comentário: