domingo, 10 de maio de 2009

O consumo da informação no mundo digital

Por: Lívia Amaral (Opinião)

Com o surgimento das novas tecnologias de comunicação como o computador conectado a Internet, as barreiras entre espaço e tempo diminuíram acelerando a produção e circulação do conhecimento pelo mundo e alterando consideravelmente o consumo da informação na contemporaneidade.

A Internet trouxe diversas facilidades para as pessoas como a rapidez da produção da informação, permitindo que praticamente todo o mundo se informe ao mesmo tempo, principalmente, pelo acesso a sites de busca como o google. Através de uma estrutura não-linearizada, o mundo digital oferece ao internauta uma liberdade para escolher caminhos diferenciados para o “consumo” das mesmas informações, tornando-as diferentes. Dessa maneira, dificilmente uma pessoa consumirá a informação duas vezes da mesma forma, assim como não percorrerá o caminho igual ao de outra, porque além da dificuldade para lembrar que caminho seguiu da primeira vez, o conteúdo da segunda vez já pode ter sido alterado.

No entanto, se por um lado o advento da Internet permitiu maior acesso a informação e liberdade de escolhas pelo leitor, por outro o excesso de informação pode prejudicar a compreensão das pessoas do conteúdo divulgado. Os indivíduos consomem muita informação ao mesmo tempo e, assim, acabam não absorvendo nenhuma por completo. Ou ainda, não conseguem discernir o que presta do que não presta, já que no mundo digital qualquer indivíduo pode se tornar produtor de informação.

É notório que as tecnologias contemporâneas de comunicação estão trazendo mudanças significativas e positivas no modo de produção da informação. Entretanto, é preciso não só aproveitar as inovações e a liberdade que a internet proporciona como também ter capacidade de perceber o “bom” e o “ruim” e aprender a consumir de maneira inteligente a grande quantidade de informações produzidas em tempo real.

Nenhum comentário: