domingo, 17 de maio de 2009

Jornalismo colaborativo ganha destaque nos sites de notícias

Por: Érika Torres (Opinião)

O Jornalismo colaborativo começou a conquistar espaço nos últimos anos com o surgimento das ferramentas de edição e publicação na internet, como os blogs, por exemplo. Também ganhou força através da popularização dos celulares equipados com câmeras digitais. Com todos esses mecanismos o cidadão pode cooperar para a produção de notícias, muitas vezes sem intenção o internauta ajuda no trabalho do jornalista, mesmo sem ter formação acadêmica.

Esta aí a grande questão é ou não é considerado jornalismo? Para alguns sim, pois, o jornalista não esta presente em todo lugar e com a ajuda deste cidadão que envia um vídeo, uma foto ou um som, passa a ter um papel ativo, exercendo uma função de interação com o veículo. Mas por outro lado, muitos não concordam, acham que apenas o jornalista tem o papel de produzir conteúdo jornalístico, porque estudou e tem o diploma. Quando determinado site recebe um material, o jornalista, deve ter cautela e checar a informação antes de postar, para que o veículo não perca a credibilidade. É primordial checar todo material enviado, porque, não se sabe se tal foto, vídeo ou seja lá o que for enviado pelo internauta é verdadeiro.

Desta forma, percebe-se que a tendência é que este tipo de jornalismo cresça e conquiste espaço, pois, muitos sites de notícias, como O Globo.com, Terra, Uol, e muitos outros, estão adequando este novo modelo jornalístico. Mas, o internauta só poderá colaborar com estes veículos neste sentido, se for cadastrado no site para depois então, postar seu material.

Nenhum comentário: