domingo, 17 de maio de 2009

Jornalismo colaborativo: o crescimento do público na mídia

Por: Kamilla Mariano (Opinião)
Atualmente uma nova forma de jornalismo entrou em evidência, o colaborativo. Com ele o cidadão tem uma ligação com os veículos, sendo possível que colaborem com textos, imagens, sons e vídeos. Essa nova prática se afasta dos padrões tradicionais, pois a estrutura é utilizada com liberdade pelo público, porém ao ser publicado, passa por uma seleção no veículo para que não se noticie fatos errados, como já aconteceu, onde foram utilizadas ferramentas como o photoshop, para modificar imagens e criar informações.
O indivíduo se sentiu mais a vontade para a publicação desse tipo de informação, com o aumento de recursos na internet que colabora para isso, como os blogs e
wikis. A facilidade e o avanço tecnológico também colaboraram para esse crescimento, hoje qualquer pessoa tem acesso a celular com câmeras fotográficas e filmadoras, podendo assim, ter grande acesso para registrar fatos que posteriormente viram notícias.
Grandes veículos já abrem espaço para esse tipo de jornalismo, como
oglobo.com, o terra e o UOL, que antes tinham apenas as cartas dos leitores como meio de aproximação no indivíduo com a mídia, hoje podem presenciar algum fato e enviar para esse meio. Como já aconteceu de pessoas levarem prêmios por essas participações e registrar não só casos de buracos em sua rua, mas também acidentes e alguns tipos de crimes.
Com o crescimento desse tipo de jornalismo, muitos levam esse tipo de matéria como uma grande oportunidade para jornalistas que estão sem emprego, os que estão começando ou até mesmo estagiários para ter seus textos em evidências e poderem ser vistos pelo grande público.

Nenhum comentário: