domingo, 17 de maio de 2009

O famoso Jornalismo Colaborativo

Por: Guilherme Santos (Opinião)

O jornalismo colaborativo abre uma enorme exceção para a discussão sobre se ele é realmente ou não jornalismo propriamente dito. Uma pessoa ao registrar um acontecimento e o envia para sites, que abrem espaço para essa prática, está colaborando para que outras pessoas possam saber o que ocorreu e discutirem o ocorrido.

Essa prática, muito atual, tem seu lado ruim. Algumas pessoas podem usar de má vontade para prejudicar alguém, enviar notícias e imagens falsas assim prejudicando o veículo para o qual enviaram. As pessoas começaram a colaborar mais intensamente com o rápido avanço da tecnologia. Uma foto, um vídeo e um áudio estão na palma da mão e ao alcance de um toque, pois os celulares contém todos esses aplicativos e eles podem enviar para muitos sites que aceitam o material. Exemplos mais usados são o O Globo Online e o G1. Os usuários mandam fotos e outros materiais por variados motivos como: "fama", reconhecimento, dinheiro e denúncia.

Mas as pessoas deveriam ter ciência de que, antes de qualquer coisa, essa prática ajuda muito de muitas formas, por isso devem saber usar esse tipo de jornalismo que está no auge. Por que se é dado o espaço para discussão o usuário deve saber que aquilo que ele envia pode ter muitas consequências boas ou ruins para todos.

Nenhum comentário: