domingo, 17 de maio de 2009

Jornalismo Colaborativo

Por: Lívia Amaral (Opinião)
Em um mundo em que a competição exige dos meios de comunicação cada vez mais agilidade, a utilização do jornalismo colaborativo pelos veículos tem sido um meio importante na luta pelo ineditismo.

Na maioria dos sites, para que o internauta possa enviar sua notícia é necessário que ele se cadastre, siga as instruções e respeite as regras estabelecidas pelos veículos. O conteúdo dessas notícias varia: vai de fotos de casamento a denúncias de má administração pública. Por isso é importante que os sites possuam uma equipe de jornalistas para ler todas as notícias enviadas pelos colaboradores.

Para evitar erros, o
VcnoG1, por exemplo, possui uma equipe de editores que verifica o conteúdo enviado. Quando há suspeita de que a notícia seja falsa, ela não é publicada. Toda notícia passa por processo de checagem com correção de dados e adequação a uma linguagem de fácil compreensão. Esse trabalho dos editores deve - ou pelo menos deveria - ocorrer em todos os veículos que possuem um espaço para o jornalismo colaborativo, pois esses conteúdos são tratados como jornalísticos e, portanto, devem possuir compromisso com a realidade. É esse trabalho de checagem que diferencia o conteúdo publicado nesses espaços do material levado a público em sites como youtube e wikipedia.

O jornalismo colaborativo, além de contribuir para a maior diversidade de informações, rompeu com a visão do jornalista como “detentor do lugar de fala” e ofereceu ao cidadão sem conhecimentos de jornalismo todo um aparato jornalístico para dar apoio a sua história.

Nenhum comentário: