segunda-feira, 11 de maio de 2009

O consumo da informação no mundo digital

Por: Fernanda Lima (opinião)

Com a chegada das novas tecnologias principalmente a internet, mudou-se muito a maneira como conseguimos informação no mundo digital. Basta acessar o site do Google, digitar o assunto que em frações de segundo conseguimos várias páginas sobre o que desejamos ou assuntos relacionados.

Com isso, viu-se na Internet um novo meio de se oferecer notícia, entretenimento, serviços e ainda um meio de comunicação que pode rivalizar com o jornal, o rádio, a televisão em relação à troca e transmissão da informação. Pois no campo entre comunicação e tecnologias, modificou-se por completo o trabalho do jornalismo impresso, porque acaba por virtualiza-lo e intervir nos conteúdos.

Sem falar que a internet utiliza muitos recursos de multimídia, como hiperlink, galeria de fotos, eu repórter, que nada mais são do que ferramentas para os leitores participarem, interagirem e dialogarem com aquele determinado site de notícias e poderem participar com suas opiniões, comentando a notícia.

E ainda dão a oportunidade dos usuários poderem participar do site, enviando vídeos, matérias, fotos, fazendo assim um jornalismo denominado como colaborativo, onde que a principal função é a de o público poder interagir e participar com determinado site.

Porém, mesmo com todo esse aparato tecnológico, a internet falha no sentido que ao clicarmos em um hiperlink para nos aprofundarmos mais sobre a notícia, ele acaba nos levando para outras janelas, não deixando o público assim se aprofundar mais por aquele fato noticioso. E não mantendo uma fidelidade com seu leitor, como acontece ainda com o jornal impresso.

Mais sabendo utilizar a internet e suas ferramentas de uma maneira inteligente, ela pode ser muito útil, não só no sentido de buscar a informação mas até nos auxiliando na busca de empregos, trabalhos da faculdade, enfim, no nosso cotidiano de uma maneira geral.

Nenhum comentário: