domingo, 10 de maio de 2009

Mundo digital: a forma de consumo da informação

Por: Kamilla Mariano (Opinião)
Na atualidade, algo que parecia muito distante na época dos nossos antepassados, está cada vez mais presente em nossas vidas: o mundo digital. Na realidade de hoje, as crianças já crescem mexendo em computadores, internet, em jogos e outros instrumentos tecnológicos como pessoas que entendem daquilo há algum tempo. E até mesmo as pessoas que não são dessa geração passam a desenvolver habilidades para utilizar esses mecanismos.
No mundo digital, a informação é utilizada de forma direta ou indireta. A primeira é quando o sujeito acessa a rede já tendo em mente o que irá procurar. A segunda, este sujeito não tem nenhuma matéria específica para procurar, mas através de hiperlinks encontra notícias de seu interesse e curiosidade.
Com a criação da internet, tudo muda muito rápido, percebemos com a criação de várias comunidades que são criadas, como: Orkut, Twitter, essas acabam sendo mais uma forma que o meio virtual desenvolveu para gerar notícia ao público. Percebemos que essas criações surgiram para abranger as necessidades do “consumidor”. Essas comunidades são utilizadas muitas das vezes para debater fatos e acontecimentos do gosto daquele determinado grupo.
A informação no mundo digital circula de forma rápida. Com atualizações a todo instante o público fica ciente do que acontece no mundo e o rumo que toda a situação. Podemos comparar que antigamente as pessoas ao comprarem o jornal ficavam sabendo de algo e a continuação só viria na outra publicação. A internet resolveu esse problema ao entrar em sites noticiosos você fica sabendo da mesma notícia, mas se em algumas horas se aquela história tem uma continuação, ela já é publicada na internet. Notamos então, que a informação chega mais rápida, na maioria das vezes segura e com pouco esforço aos olhos do consumidor.

Nenhum comentário: