segunda-feira, 18 de maio de 2009

Sim, a manutenção da lei de imprensa!!

Por:Carolina Estrella( Opinião)

Acredito que a lei é um agente controlador para todas as atividades humanas. É muito importante ter leis para se manter a ordem em uma sociedade.
E assim como existe lei para várias atividades brasileiras, não poderia ser diferente com a imprensa.
A lei de imprensa criada em 1967, no começo da ditadura militar e atualizada em 2000, carregava alguns conceitos e artigos antigos e diferentes da realidade atual. Era mais do que necessário mudar a lei de imprensa para as práticas e costumes atuais e assim se aproximar mais de uma democracia Brasileira.

Com a revogação da lei, os jornalistas poderam ser julgados na constituição federal e de acordo com os códigos Penal e Civil como qualquer outro cidadão.

Isso possibilitará uma maior liberdade para os jornalistas, mas não significa uma permissão para os abusos de alguns jornais sobre a vida privida e pública de algumas pessoas.
Esse é motivo para alguns ministro votarem a favor da manutenção de alguns artigos que protegem a intimidade da vida privada e pública.

Muitos veículos de comunicação abusam desse poder e da falta de fiscalização de agentes perante a publicação de notícias que muitas vezes difamam a vida pessoal de artistas e políticos. Neste caso a lei deveria ser mais rigorosa e deveria haver uma fiscalização intensa sobre os jornais que publicam tais informações.

O jornalismo é um meio de comunicação que deve prezar pela verdade das informações e assim passar uma certa credibilidade par o leitor.Só assim o jornalismo estará de fato trabalhando em conjuto com a sociedade para o a população Brasileira.
A lei tem que ser mantida para se ter um controle sobre a ordem brasileira e a sua revogação é super bem vinda desde que facilite o trabalho dos jornalistas , mas também puna aqueles que abusam do poder de escrever sobre a verdade.

Nenhum comentário: