quarta-feira, 10 de junho de 2009

INTERATIVIDADE: UMA NOVA MODALIDADE EM SE FAZER JORNALISMO

Por: Tathiana Xavier (Opinião)


Jornalismo Cidadão, ou Jornalismo Colaborativo, Jornalismo Open Source ou ainda Jornalismo Participativo é uma idéia de jornalismo na qual o conteúdo é produzido por cidadãos sem formação jornalística, em colaboração com jornalistas profissionais.

O Jornalismo Cidadão ganhou força nos últimos anos a partir do advento das ferramentas de edição e publicação na internet como wikis, blogs e a popularização dos celulares equipados com câmeras digitais, além de outras novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs).

A colaboração é sempre bom-vinda em muitas ocasiões e até mesmo no jornalismo. Esta prática se caracteriza pela maior liberdade na produção e veiculação de notícias, já que não exige formação específica em jornalismo para os indivíduos que a executam.

O Jornalismo Cidadão é uma chance de democratizar a informação, a partir do momento em que qualquer pessoa teria acesso à mídia, não apenas como leitor ou espectador, mas colaborando na produção do material veiculado. Também seria, para os defensores do New Journalism, uma oportunidade para valorizar a reportagem, incluindo a observação de testemunhas oculares dos fatos.

Uma infinidade de pessoas quer ajudar, participar, cooperar para uma boa notícia, sentindo-se, assim, como se estivesse cumprindo um dever de cidadão. A interatividade é um conceito que veio para ficar e também dar voz aos espectadores, dando a eles um papel a mais.

Mas como separar as boas notícias? Os bons vídeos? Nem tudo pode ir para o jornal, pois nem tudo é relevante. Aí entra a experiência e o estudo do jornalista, um know-how que apenas ele tem e que se difere dos demais. Esse gerenciamento é feito por jornalistas profissionais, que assumem as tarefas de edição e apuração.

A própria estrutura sobre a qual é construída a notícia pode, assim, variar, fugindo dos padrões aceitos no jornalismo tradicional, tais como o lead. Neste caso, o relato em primeira pessoa, repudiado no jornalismo tradicional, é bem aceito e até indicado nas reportagens produzidas sob o modelo colaborativo de jornalismo.

Mas, por outro lado, assim como outros sistemas colaborativos como o wikis, os blogs, o twitter, orkut e tantos outros, carece de precisão e controle de qualidade sobre o conteúdo publicado. Isso é uma questão muito importante para o jornalismo, já que lidamos com fatos e eles tem que ser o mais preciso possível pois trata-se da credibilidade de um jornal, sua imagem, sua história. Neste caso, o cidadão passa a informação bruta e o jornalista aprimora.

Devemos ficar atento à este novo sistema e não confundirmos o Jornalismo Cidadão de Jornalismo cívico, que é o jornalismo profissional caracterizado pela cobertura jornalística dos veículos de imprensa voltada para o cidadão. Neste caso, as matérias são feitas por jornalistas, mas o foco principal é atender ao seu público.


SAIBA MAIS:

Jornalismo Colaborativo Funciona

Internautas ajudam a fazer as notícias no G1

Jornalismo colaborativo - Ana Brambilla


FÓRUM:

Você colabora com os meios de comunicação? Comente:


ENQUETE:

O que acha desta prática de colaboração?

( ) Legal. Os meios de comunicação poderão atingir um maior número de leitores/espectadores.

( ) Ruim. Somente os jornalistas que detém este conhecimento de fazer notícia e a prática de escrevê-la.

Nenhum comentário: