domingo, 14 de junho de 2009

O fim das cotas é o melhor caminho?

Por: Marcus Lacerda (Opinião)

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro concedeu uma liminar que suspende os efeitos da lei estadual que estabeleceu cotas em universidades públicas estaduais. A ação contra as cotas para negros e estudantes de escolas públicas foi proposta pelo deputado estadual Flávio Bolsonaro (PP), que entrou na Justiça com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade.

A cota para negros eu achava um absurdo, afinal não é atrás da cor da pele que se avalia uma pessoas. Já a cota pra pessoas com baixa renda, eu acho que deve ser mantida, afinal quem não tem dinheiro para comprar um leite ou um pão não vai ter dinheiro pra comprar um livro.

Agora, a cota para estudantes de escolas públicas tem que ser vista com muito carinho, não é culpa dos alunos e sim dos próprios políticos que colocam poucos professores, condições horríveis nas escolas e ainda tiram verbas de lá pra gastarem em caixa dois. Quero ver um político que tem pelo menos meio filho estudando em escola pública. Nessas condições eu sou a favor de manter a cota para estudantes da rede pública, mas se não mantiver que pelo menos ajude a melhor o ensino deste país que cada dia que passa está pior. As condições são as piores possíveis.

Vamos acordar Brasil!

Saiba mais

Suspensão da lei de cotas pode mudar vestibulares estaduais

Polêmica sobre as cotas universitárias aumenta com eleição

Cotas universitárias: há alternativas melhores

Enquete:

Se tivesse escolha você colocaria seu filho na escola pública?

( ) Sim, pois eu ainda acredito em bom ensino nesse tipo de escola

( ) Não, infelizmente as escolas públicas estão ruins

Fórum:

O que você acha das cotas para universidades? Opine aqui

Nenhum comentário: