quinta-feira, 11 de junho de 2009

Lei da meia entrada direito e dever

Por: Guilherme Santos (Opinião)

A lei da meia entrada causa muita polêmica entre artistas, empresários, produtores, idosos e estudantes (principalmente). Para quem não conhece a Lei da meia entrada institui a cobrança de meia entrada em estabelecimentos culturais. Para ter direito a essa lei o portador deve estar matriculado em uma escola ou universidade e portar a carteirinha da instituição de ensino. Essa lei tem dois lados: o lado do estudante que tem direito a lazer e dos empresários que tem de pagar os direitos dos artistas. Mas afinal quem teria a razão?

A luta na justiça para aprovar a meia entrada já passou pela parte em que só não poderiam ser vendidos ingressos com metade do preço nos fins de semana, também disseram que os ingressos só podem ter 40% de desconto e até que os passes são limitados. Artistas foram ao Congresso para reclamarem seus direitos, estutantes fizeram manifestações e a "guerrinha" continua.

Os empresários questionam que as pessoas apresentando carteirinha em muitas lojas não pagam a metade do preço, no máximo ganham descontos de 20% ou 30%. Os empresários se sentem prejudicados, pois contrata o artista por certo valor e muitos estudantes querem ir a esse show pagam a metade do preço. Assim os produtores não chegam ao lucro. Também questionam que isso pode fazer com que pessoas que não são mais estudantes falsifiquem carteirinhas para obter o beneficio, já que não há uma fiscalização pesada sobre a documentação.

Ficar se questionando qual parte é certa em reclamar seus direitos é difícil. Pessoas falsificam carteirinhas para terem direito a lei, assim lezando os produtores e artistas que ganham a vida fazendo isso: levando diversão às pessoas que saem de casa, muitas vezes com chuva ou sol escaldante. A lei é válida e muito boa. Os empresários que deveriam combinar melhor com os artistas preços menores em seus cachês ou algo semelhante. E ainda fazer mais: ter uma maior fiscalização na questão de carteirinhas. Se juntar as instituições de ensino para educar cada estudante sobre a questão de falsidade ideológica, que é um crime grave. Então que os produtores continuem sim dando o desconto para quem merece e tem direito à cultura sendo mesmo ela um filme, um show ou uma peça de teatro. Se eles pensarem bem, ninguém vai ser estudante para sempre.

Saiba Mais

Artistas fazem lobby para limitar meia-entrada
Meia-entrada para estudantes poderá ser proibida nos fins de semana
A briga da meia-entrada

Enquete

Você acha que a lei da meia entrada deveria ser destinada apenas para determinadas casas de shows, cinemas e teatros específicos. Podendo assim, fazer um rodízio entre as empresas?

( ) Sim. Assim as empresas e produtores não saem sempre no "prejuízo" e as pessoas podem conhecer outros lugares.

( ) Não. As pessoas devem ter direito de escolher os lugares que frequentam e nem todas podem ir a outros lugares.

Fórum

As empresas deveriam fiscalizar melhor as carteirinhas dos estudantes? E deveria haver punições mais severas aos falsificadores? Opine.

Nenhum comentário: