segunda-feira, 29 de junho de 2009

O 3º Mandato e outras questões brasileiras.

Por: Flávio Marques (Opinião)

É muito interessante a necessidade de se manter no poder de alguns políticos (não só os legisladores como também aqueles que se movimentam como tal) no Brasil. A Emenda apresentada por um deputado da base aliada do governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mostra como vigora a “malandragem” e a competência de se articular favoravelmente aos benéficos próprios.

O presidente virou bode expiratório, qualquer situação que envolva o cenário político nacional ele terá seu nome vinculado. Pode ser um episódio no Oiapoque ou no Chuí, o deboche jornalístico por ter um presidente com pouco grau de instrução sempre virá à tona. Às vezes é necessário se perguntar quem comanda o Brasil? Ou melhor, quais são as forças que se beneficiam com o comando no Brasil?

São escândalos, cassações de mandatos, CPIs que viram pizzas e agora mais essa, uma Emenda para a liberação do 3º mandato para prefeitos, governadores e presidente. Isso traz lembranças dos tempos da ditadura militar e seus longos anos de duração.

“Coitado” de Lula, mesmo declarando várias vezes ser contra a uma possível continuação do seu mandato só se comenta sobre ele, se esquecem que as mudanças também são para outros cargos e beneficiados não irão faltar, como aquele político do interior de algum estado do nosso país que todos os anos de votação, dão um pé do sapato antes da eleição e o outro pé quando for eleito, beneficiando quem? A população? Nunca. Aqueles que financiavam a sua “re-re-releição”? Ah, isso com certeza!

Não dá para se conter com o posicionamento da mídia e não trazer novamente o presidente na questão, a Emenda atingi também aos prefeitos e governadores, mas o direcionamento da questão sempre será na presidência, se pode dizer que a presidência é o órgão máximo da política brasileira, mas na verdade existe um posicionamento contrário, em um modo geral, ao “senhor Lula”. O datafolha realizou uma pesquisa no ano de 2007 abordando um possível 3º mandato do presidente petista, pra quê esse estudo? Não é de se entender, é de se questionar, essa forma de abordagem da mídia seria apenas para vender jornal ou tem interesses políticos envolvidos com a derrubada da imagem política do presidente?

A discussão pode ter sido influenciada pela emenda a favor da reeleição ilimitada na Venezuela, onde Hugo Chávez está no poder a dez anos e pensa em se reeleger. A comparação é interessante, os partidos no poder têm correntes socialistas históricas, mas o cenário vivido pelos países vizinhos é completamente diferente. No Brasil existe um afastamento em uma visão generalizada do socialismo enquanto no país do presidente Chávez há uma aproximação aos governos sociais, como o de Fidel Castro em Cuba.

O receio por uma guinada ao socialismo pode ser a origem do combate ao presidente brasileiro, ou essas discussões não passam de teorias de conspirativas, um verdadeiro “viajou na maionese” como dizem os jovens dessa pátria de políticos sedentos pelo poder e politicagens vindas de forças invisíveis.

Saiba Mais:

Chávez vence referendo na Venezuela e pode se candidatar para 3º mandato

Lula rejeita 3º mandato em 2010

Parecer contra 3º mandato recebe apoio de deputados

Enquete:

Quanto à Emenda do 3º mandato para presidente, governadores e prefeitos, e sua possível aprovação em Brasília, qual é a sua posição?

( ) Sou a favor. Um bom governo deve ser estendido o quanto os votos determinarem. O Povo é quem decide.

( ) Sou contra. Existem outros meios de se manter um modelo de governo que deu certo em oito anos. Além disso, os regimes políticos são perigosos e não trazem boas recordações de um passado recente do nosso país.

Fórum:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirma não querer se reeleger. Caso fosse possível um novo mandato para o presidente, esses quatro anos seriam bons para o Brasil? Opine.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi pessoal, bom dia!

Vi que vocês são de Niterói, e venho convidar a todos para participar do Clube de Leiruta, que acontece uma vez ao mês, e é intercalado entre Niterói e São Gonçalo.

O próximo evento acontecerá no pátio do Museu de Arte Contemporânea em Niterói. Dia 22 de outubro(sábado), das 14:30 - 17:30.

Para maiores informações: http://www.facebook.com/event.php?eid=255673214474888

Conto com a presença de todos! :-)


Att,
Wanessa Guimarães
http://estanteseletiva.blogspot.com/