sábado, 13 de junho de 2009

Jornalismo colaborativo uma necessidade para os meios de comunicação

Por: Marcus Lacerda (Opinião)

O jornalismo colaborativo, ou jornalismo participativo, ou ainda o jornalismo cidadão, é uma ferramenta muito utilizada nos dias de hoje pelos grandes meios de comunicação. Jornais, programas de televisão e até mesmo portais de internet utilizando desse artifício que é nada mais, nada menos que o leitor, telespectador e/ou internalta participe dos jornais enviando conteúdos sem necessariamente ser formado em Comunicação Social.

Pelo fato de não ter a necessidade da formação acadêmica, para desenvolver esse tipo de conteúdo, há muitos questionamentos são levantados em relação à credibilidade. Afinal, quando se trata de pessoa que não tem um estudo apurado muitas vezes não tem a ética. Para isso existe o papel do Jornalista. Ele recebe essas informações, apura, checa a veracidade, vai buscar mais detalhes, vai ver o outro lado e faz a matéria e na maioria das vezes trás mais informações.

Enfim, o jornalismo colaborativo surgiu para, talvez, substituir o antigo pauteiro, que era o funcionário responsável por ver o que está acontecendo, e informar aos repórteres de plantão. Porém esse cargo era pago e mensalmente, dependo da colaboração há até uma gratificação mais na maioria das vezes fica apenas no “muito obrigado”. Com a velocidade que o sujeito vive hoje e com o número de informações que temos através da internet é quase que impossível um grande veículo midiático não ter esse tipo de participação. Uma coisa é certa: o papel do jornalista nunca vai acabar por causa do jornalismo colaborativo.

Saiba mais

O que é jornalismo cidadão?

Jornalismo colaborativo funciona

Porque o jornalismo colaborativo não vai acabar com o jornalista

Enquete:

Você manda noticias para os veículos de comunicação?

( ) Sim, gosto de fazer isso porque é legal ver minha informação publicada

( ) Não, o jornalista tem que descobri as coisas sozinho, não sou pago para isso

Fórum:

Até que ponto é válida a colaboração do público-alvo dos meios de comunicação? Opine aqui:

Nenhum comentário: