segunda-feira, 15 de junho de 2009

Quem está errado?

Por: Alex Nogueira (Opinião)

Uma questão que sempre esteve em discussão a muito tempo é a meia -entrada concedida a estudantes, idosos e deficientes em eventos culturais e esportivos. Ela já está em vigor em muitos municípios e estados brasileiros, e a sua legibilidade é constantemente, questionada.
Um dos pontos mais discutidos e que gera muito debate, principalmente, entre os comerciantes, é de onde se tiraria o dinheiro para custear os gastos. De acordo com o que é divulgado pelas empresas do ramo, essa lei acaba prejudicando os rendimentos e lucros . Além do que ela acaba deixando com que pessoas que não tem o direito a meia-entrada, possam burlar e, conseqüentemente, se aproveitarem do benefício. Isso acontece pois não se tem um controle sobre as pessoas que realmente tem o direito a essa lei.
Por outro lado, para muitas pessoas o preço da maioria dos espetáculos está muito longe de nossa realidade, os valores cobrados são um absurdo, isso acaba pesando na hora de se fazer um programa para se divertir. Há quem diga que até mesmo os valores da meia-entrada estão muitos salgados e que os empresarios lucram muito com isso.
De fato temos que olhar e pensar essa lei com muito cuidado para que nenhuma parte saia prejudicada. A Lei de Meia- entrada é muito interessante, e que acaba por dar um acesso muito melhor a pessoas que querem assistir a um espetáculo, ela também promove uma maior integração entre a nossa sociedade e os eventos culturais. Por outro lado não devemos deixar os interesses dos comerciantes de lado, pois eles tem também o direito de obter o seu lucro.
Há um projeto de lei que tramita no Congresso Nacional que busca restringir o direito à meia-entrada em espetáculos culturais. A lei tem como objetivo reduzir a quantidade de ingressos de meia-entrada, além da criação de um conselho para fiscalizar o benefício e estabelecer um único órgão emissor da carteira estudantil. O tema e muito discutido na esfera política, que procura dar solução a essa indefinição.
Saiba Mais:
Defensoria Pública garante direito à meia-entrada em shows e eventos
Dimas não aceita limite de 40%
Audiência discute direito de meia entrada para idosos em jogos

Enquete:
Para você que deveria pagar pelo prejuízo da Lei de meia-entrada? Vote.
( ) O governo, pois a cada dia se arrecada milhões de reais em impostos nesse país.
( ) Os comerciantes, pois eles cobram preços absurdos e só se interessam em obter lucros de qualquer forma.
( ) A sociedade. Para aqueles que não tem o direito deve-se pagar para que outras pessoas mais necessitadas possam curtir também os eventos culturais.

Fórum (Opine)
Você acha que o governo seja capaz de organiza toda essa questão?

Nenhum comentário: